Um engenheiro de software da Tesla foi atacado por um robô na fábrica da empresa automotiva em Austin, nos Estados Unidos. O incidente, noticiado pela agência de notícias tecnológica The Information e divulgado por diversos veículos de comunicação, aconteceu em 2021 mas somente nesta quinta (28) foi amplamente divulgado,
ADVERTISEMENT
O acidente só veio à tona por meio de um registro de lesões apresentado aos reguladores do estado norte-americano. Ao todo, quase um em cada 21 trabalhadores da Tesla se feriu no ofício ao longo de 2022.
Na oportunidade, o funcionário da Tesla operava três robôs, mas não percebeu que somente dois estavam desligados, informaram algumas fontes não identificadas que presenciaram a cena.
O terceiro robô, por sua vez, continuou se movendo normalmente e “prendeu o engenheiro contra uma superfície, enfiando as garras em seu corpo e tirando sangue de suas costas e braço”, segundo um relatório.
Após a tecnologia ter sido desligada, o homem conseguiu se libertar, mas deixou para trás um “rastro de sangue”.
Não é a primeira vez que tais incidentes acontecem, embora seja a primeira ocasião que um robô é o responsável pelo ataque.
“É vergonhoso que a comunicação social traga à tona um acidente ocorrido há dois anos devido a um simples braço robótico industrial Kuka e insinue que agora é por culpa da Optimus”, comentou o bilionário Elon Musk, dono da Tesla, na rede social X, antigo Twitter, que também é dele.
Jornalista sugeriu fábrica da Tesla em Manaus
Em 2021 a sugestão de construir em Manaus uma unidade da fábrica de carros elétricos da Tesla, do bilionário Elon Musk foi levada a ele segundo o colunista Igor Gadelha, do site Metrópoles. Elon esteve no Brasil em maio de 2022.
A presença do bilionário no país, a princípio, foi para propor soluções de conectividade e proteção da Amazônia. A proposta dele era para a instalação de serviço de internet via satélite de baixa órbita, por meio da Starlink, uma subsidiária da SpaceX.
Musk esteve reunido com o presidente Jair Bolsonaro (PL), a época. Apesar o encontro ocorrer no Sudeste do país, o presidente ainda citou uma passagem bíblica para demonstrar a importância da visita de Musk “conhecer a verdade”, para que a região amazônica possa ser reconhecida mundo afora.
Representantes do Amazonas não participam do encontro com o bilionário. No entanto, uma carta convite foi enviada para a empresa SpaceX para realizar negócios no Estado.
Piada no X
A situação gerou várias memes na rede social de Elon Musk. Confira algumas delas: