Uma cadela comunitária da raça “caramelo” sofreu um grave ferimento na madrugada desta quinta-feira (1º) após ser atingida por uma bomba do tipo “catolé”, durante a soltura de fogos de Réveillon no bairro Santa Etelvina, Zona Leste de Manaus. O explosivo causou a mutilação de parte da boca do animal.
De acordo com moradores, logo após a virada do ano, pessoas começaram a soltar bombas no meio da rua, onde a cadela costuma ficar. Assustada com o barulho, ela começou a latir. Um grupo de meninas então teria lançado um ainda mais perto dela e, ao se aproximar, o explosivo detonou na hora, atingindo sua cabeça.
O animal foi socorrido e encaminhado ao Hospital Público Veterinário, onde segue sob cuidados especializados. Seu estado de saúde inspira atenção e ela permanece em acompanhamento.
Mesmo sendo uma tradição, os fogos de artifício em áreas residenciais colocam em risco não apenas animais, mas também crianças e idosos. Além da explosão, podendo atingir pessoas, o barulho também é ensurdecedor.
O caso deve ser acompanhado pela Polícia Civil. Maltratar animais é crime.


