Publicidade

Putin autoriza bancos russos confiscar dinheiro da população e brasileiros lembram do ‘Plano Collor’

Facebook
Twitter
WhatsApp
Após o anúncio do confisco do dinheiro dos russos, brasileiros movimentaram a internet fazendo comparações com o "Plano Collor".

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, autorizou o confisco de dinheiro “ilegal” nos bancos oficiais do país. De acordo com um texto publicado pela agência de notícias russa, RIA Novosti, todo o dinheiro de funcionários que “exceder a receita oficial dos últimos três anos” pode ser confiscado pelo Estado. A lei também se estende a imóveis, veículos, títulos e participações em organizações: tudo pode ser transformado em receita para a Federação Russa, em caso de ilegalidade.

ADVERTISEMENT

Fundos recebidos direto nas contas também estão inclusos. Se o valor total exceder o rendimento declarado no último imposto, e dos dois anos anteriores, e não for confirmada a legalidade dos fundos, eles também podem ser confiscados. O texto afirma ainda que o procurador-geral do país poderá pedir a identificação de fontes de rendimentos duvidosos.

Com a sequência de sanções e retiradas de serviços do território russo por causa da guerra contra a Ucrânia, a lei pode ser a solução que Putin encontrou para ter dinheiro em caixa. No último sábado, dia 5, ele falou sobre as consequências econômicas que as sanções tem provocado e que elas são tentativas de guerra contra a Rússia.

Brasileiros lembraram de Collor

Após o anúncio de Putim, não demorou muito para os brasileiros compararem a decisão russa com o ex-presidente Fernando Collor e seu plano econômico, que confiscou, em 1990, dinheiro de contas bancárias e poupanças de todos brasileiros, por 18 meses, com o chamado “Plano Collor”.

A medida dizia que cada cidadão ou empresa só poderia dispor de 50 mil cruzeiros, a moeda adotada pelo então presidente, e a parte excedente ficava retida, junto ao Banco Central. O governo, por outro lado, prometeu restituir a população em 12 parcelas. O resultado foi uma enorme recessão da economia brasileira no ano de 1990.

No Twitter, usuários fizeram publicações comparando Putin e Collor e ironizando a situação. Alguns chamaram Putin de “Cosplay de Collor”, outros sugeriram que o presidente russo chamasse Collor para ser ministro no país.

Leia Também

plugins premium WordPress
error: Conteúdo protegido contra cópia!