Uma matéria no blog Giro AM 24h, pertencente ao empresário Sérgio Chalub, gerou caos nesta quarta-feira (6), em Manaus. É que foi postado uma quebradeira dentro de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pará, mas foi dito que o caso ocorreu no Hospital e Pronto Socorro João Lúcio, localizado na Zona Leste de Manaus.
No entanto, o fato aconteceu no dia 18 de novembro deste ano, segundo o G1, no município de Abaetetuba. Sérgio Chalub, o responsável pelo site, tentou atacar o Governo do Amazonas e gerar caos na população por conta da crise atual na saúde, sem se preocupar com os efeitos de uma notícia que não é verdadeira. “Tudo indica foi devido a falta de insumos e demora no atendimento no João Lúcio”, destacou a publicação não checada.
O empresário, que é dono da empresa Madim Diagnósticos registrada no CNPJ 08.219.827/0001-00, já foi indiciado na CPI da Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Em 2021, durante a Operação Sangria, da Polícia Federal (PF), ele foi preso pela ação que investigou se funcionários da secretaria da Saúde fizeram contratação fraudulenta para favorecer grupo de empresários.
A confusão
Nas imagens da publicação, um homem aparece revoltado, derruba a porta e danifica objetos. Na época do fato, a Prefeitura da cidade informou que ele era um paciente crônico com grave transtorno mental e que estava afastado do tratamento na rede pública de saúde. Ninguém se feriu e a situação foi controlada.