Publicidade

Prefeitura de Manaus vacinou de secretários a empresário investigado pela PF; confira lista dos ‘fura-fila’

Facebook
Twitter
WhatsApp

Um documento com mais de 3.500 nomes de pessoas vacinadas contra a Covid-19 em Manaus foi encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), no último dia 21, atendendo solicitação do órgão de controle. A lista, que ainda está incompleta, deverá ser divulgada oficialmente pelo tribunal.

ADVERTISEMENT

Entre os nomes, estão alguns secretários, recém- nomeados pelo prefeito David Almeida, como: a secretária municipal de Saúde (Semsa), Shádia Hussami Hauache Fraxe, e da Limpeza Pública (Semulsp), Sabá Reis. Empresários também foram imunizados, como um fornecedor de alimentos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Bento Martins de Souza, e a esposa dele, Jane Soares Pereira, proprietária da JSP Serviços de Alimentação e Limpeza.

Bento e Jane aparecem como profissionais de saúde do Hospital e Pronto Socorro da Criança Zona Sul. Nem Bento, nem a esposa trabalham diretamente no hospital em que foram vacinados e nem se encaixam nos grupos de risco definidos pelo Ministério da Saúde para receber as doses da vacina neste primeiro momento da vacinação.

Ambos são gestores das empresas e só vão aos hospitais onde prestam serviços esporadicamente. Mas aproveitaram que os funcionários da empresa deles que trabalham na unidade de saúde foram vacinados e se incluíram na lista.

Inclusive, a Bento Martins de Souza é uma das empresas que venceram licitações da Seduc para prestar serviço de alimentação na capital e no interior do Estado. A outra, foi a empresa GH Macário Bento, que foi alvo de busca e apreensão na Operação Eminência Parda, durante a sexta fase da Operação Maus Caminhos, deflagrada pela Polícia Federal em 2019. Em seis anos, a empresa recebeu do Governo do Amazonas R$ 142,8 milhões.

Não se pode esquecer das irmãs Gabrielle Kirki Maddy Lins e Isabelle Kirki Maddy Lins, ambas nomeadas 02 dias antes como “Gerente de Projeto” e devidamente vacinadas.

David Dallas, filho do Deputado Estadual Wanderley Dallas, também entrou na llista. Ele é médico, formado em dezembro de 2020. Tal qual as irmãs Lins, foi nomeado recentemente e recebeu a imunização.

No último dia 22, o Pleno do Tribunal de Contas do Amazonas deu o prazo de 72h para que a secretaria municipal de Saúde e o secretário estadual de Saúde (SES-AM), Marcellus Câmpelo, apresentarem a lista completa de pessoas a serem vacinadas nessa primeira fase de imunização no Estado.

Além da apresentação da lista nominal, também foi determinada a criação de um sítio eletrônico para o acompanhamento transparente da sociedade.

David Aleida emitiu nota em que reafirma a transparência no processo de vacinação contra a Covid-19, dizendo que “não admitirá e nem compactuará” com eventuais atos individuais de favorecimento à prioridade definidas pelo Ministério da Saúde para a fila da vacinação.

Durante uma coletiva de imprensa realizada na última quinta-feira (21), o prefeito David Almeida afirmou estar sendo vítima de uma milícia digital que está compartilhando “fake news”, e que tudo não passa de represália política.

Leia Também

plugins premium WordPress
error: Conteúdo protegido contra cópia!