O deputado estadual, Daniel Almeida (Avante), pediu que a recuperação de dependentes químicos fosse olhada com mais atenção pelos representantes públicos do Amazonas. O apelo foi feito durante a Comissão Política Sobre Drogas da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), realizada na tarde desta sexta-feira (26), para tratar sobre o assunto.
O presidente da Comissão, participou de um estudo realizado há pouco mais de três meses, nas chamadas “cracolândias” de Manaus, revelou-se que a situação é tratada com descaso deficiências da política sobre drogas no Amazonas.
“Ao procurar saber o número de dependentes químicos, moradores de ruas e de pessoas afligidas por esse mal, nós vimos o quão necessário é esse debate. Por isso estou chamando atenção da sociedade, do governador, do prefeito de Manaus, que são sensíveis, mas precisamos tratar esse assunto com seriedade, para que tenhamos uma política exitosa”, explicou o deputado.
Segundo Almeida, o estudo revelou que as minorias são as mais afetadas com a dependência em químicos. “Ao procurar saber o número de dependentes químicos, moradores de ruas e de pessoas afligidas por esse mal, nós vimos o quão necessário é esse debate. Por isso estou chamando atenção da sociedade, do governador, do prefeito de Manaus, que são sensíveis, mas precisamos tratar esse assunto com seriedade, para que tenhamos uma política exitosa”.
O parlamenta se mostrou preocupado também com avanço das drogas nas comunidades do interior do Amazonas, e revelou que tem a pretensão de instalar comunidades terapêuticas em diversas localidades.
“Queremos trabalhar para ajudar os ribeirinhos. Para isso, precisamos juntos ver a melhor localização para instalar comunidades terapêuticas, a ideia é que seja uma em cada calha dos rios. Prevenção e tratamento serão muito importantes para a população do interior”, alertou.
Participaram ainda do evento diversos especialistas, autoridades e representantes do terceiro setor que trabalham na recuperação dos dependentes.
Como a Fabia Ileanna, Diretora-geral do Centro de Reabilitação em Dependência Química Ismael Abdel Aziz (CRDQ), localizado no Km 53 da rodovia AM-010, que liga Manaus ao município de Rio Preto da Eva.
Ela parabenizou o político e reiterou a necessidade de acompanhamento durante e após o tratamento. “Estamos precisando de uma rede de apoio ambulatorial, de serviços que possam proporcionar a esses usuários e a família o acompanhamento, a continuidade de tratamento. Tem que ser de uma maneira responsável e integral”, comentou.