Se as eleições fossem hoje Lula ganharia no 1º turno com 48% dos votos contra 21% de Bolsonaro, diz Ipec

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp
Em todos os cenários apresentados na pesquisa, o petista ganharia com grande vantagem sobre os adversários Bolsonaro e Moro.

Uma nova pesquisa divulgada nesta terça-feira (14), mostra o ex-presidente Lula (PT) com 27 pontos percentuais à frente do atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) nas intensões de votos para as eleições 2022. A pesquisa Ipec (antigo Ibope) demonstra que em ambos cenários, o petista tem maior vantagem de votos em relação aos possíveis candidatos juntos.

No geral, Lula tem 48% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro que tem 21% das intenções dos eleitores. Os candidatos que podem representar uma terceira via em estão em situação de empate. São eles: o ex-ministro Sergio Moro (Podemos), que tem 6%; Ciro Gomes (PDT), com 5% e João Doria (PSDB) que tem 2%. Com estes resultados e com a margem de erro que é de dois pontos percentuais, Lula ganharia as eleições no primeiro turno.

Os votos brancos e nulos somam 9%. Já os eleitores que não sabem ou que não responderam à pesquisa são 5% dos entrevistados.

A pesquisa foi feita entre os dias 9 e 13 de dezembro e ouviu 2.002 pessoas em 144 municípios. O nível de confiança é de 95%.

Outras avaliações

Ainda durante as entrevistas foram avaliados outras opiniões dos eleitores em relação ao atual presidente Jair Bolsonaro. 68% deles avaliaram a administração do Jair Bolsonaro como péssima ou ruim. Dentre este grupo, 63% são nordestinos, 55% moram em periferias e 54% são católicos.

Entre os que votariam em Bolsonaro, a análise da administração atual foi a seguinte: 75% avaliaram como boa ou ótima, dentre ele, 29% são da região Norte e Centro-Oeste, e 27% da região Sul e 33% dos eleitores são evangélicos.

Na pesquisa, Sergio Moro se destacou apenas entre os eleitores da região Sul.

Leia Também