Ipesp: Lula deixa Bolsonaro para trás e lidera pesquisas para presidência do Brasil

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp
Se as eleições fossem hoje, Bolsonaro perderia em todos os cenários apresentados aos entrevistados e Lula, ganharia em todos.

Nesta quarta-feira (3), uma pesquisa realizada pela XP/Ipespe entre os dias 25 e 28 de outubro sobre as intensões de voto nas eleições para a presidência da República de 2022, foi divulgada. Nela, Lula (PT) lidera todas as intenções de votos com 42% da preferência do eleitorado.

O atual presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) aparece em segundo lugar, com 28% dos votos, seguido por Ciro Gomes (PDT) com 11%, João Doria (PSDB) com 4%, o ex-ministro Luiz Mandetta, que aparece com 3% e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), que tem 2% da preferência dos brasileiros.

Em outro cenário, que inclui o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), Lula alcança 41%, seguido por Bolsonaro com 25%, por Ciro que teria 9%, Sérgio Moro com 8%, e, com 3% cada, estão Mandetta, o apresentador José Luiz Datena e Eduardo Leite. Pacheco atinge 2% e a senadora Simone Tebet (MDB), 1%. Os dados foram publicados pelo jornal Valor Econômico.

Segundo turno

Em todos os cenários colocados aos entrevistados sobre o segundo turno, Lula vence com uma grande margem de diferença em relação aos outros candidatos. São eles:

Lula (50%) x Bolsonaro (32%)

Lula (49%) x Ciro (29%)

Lula (52%) x Moro (34%)

Lula (51%) x Doria (23%)

Lula (50%) x Leite (22%)

O instituto também colocou eventuais cenários de segundo turno sem Lula e com Bolsonaro. Em todos eles, o atual presidente perde a disputa para todos os apontados. Ciro Gomes se sai melhor, com 44% a 34%. João Doria aparece com 40% contra 35% e Eduardo Leite tem 37% contra 34%.

As entrevistas foram feitas em todas as regiões do Brasil e ouviu 1.000 pessoas com idades acima de 16 anos.

Leia Também