A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) cumpriu 14 mandados de prisão durante a “Operação Housekeeping 2”, deflagrada nesta terça-feira (11) em Manaus, no interior do estado e até em São Bernardo do Campo (SP). Os alvos da ação são investigados por crimes de homicídio qualificado e extorsão mediante sequestro.
Entre os casos elucidados está o sequestro e assassinato de Davi Renan Cavalcante da Silva, de 26 anos, ocorrido em julho na Zona Leste da capital. De acordo com as investigações, o próprio amigo da vítima, João Mário Santos do Nascimento, preso na operação, teria armado a emboscada.
“O que chama atenção é que o alvo era amigo de uma das vítimas. Ele fez ‘casinha’, fornecendo informações aos sequestradores”, explicou o delegado Adanor Porto. As vítimas eram acusadas de roubar drogas de traficantes no meio do rio, o que teria motivado o crime.
A operação também prendeu Josivaldo de Oliveira Ruas, conhecido como “Lacraia”, procurado há quatro meses por extorsão mediante sequestro. Segundo a delegada Marília Campelo, ele e outros comparsas sequestraram uma vítima que supostamente teria vendido um bem.
“Colocaram um capuz na vítima, a levaram para um terreno baldio, espancaram e a colocaram dentro de um buraco”, relatou a autoridade policial. Os criminosos levaram valores em espécie e dois aparelhos celulares.
Esta é a segunda fase da “Operação Housekeeping”, que em novembro de 2022 também resultou na prisão de 14 pessoas.
Veja a lista de presos:
1. RAYMAR PEREIRA PINTO, 27, Operação conjunta com a PC-SP, pelo crime de extorsão mediante sequestro;
2. JOHN LENNON SOUZA DA SILVA, 31, preso operação conjunta com a PC-SP, em cumprimento de mandado de prisão por homicídio, posse irregular de arma de fogo e flagrante por tráfico de drogas;
3. REBEKA DE MENEZES BELEM, 33, presa por extorsão mediante sequestro em ação conjunta com a polícia de Iranduba;
4. JANDERLANE AGUIAR CARNEIRO, 30, presa por extorsão mediante sequestro em ação conjunta com a polícia de Iranduba;
5. EMILY PRISCILA NOGUEIRA BARROSO, 22, presa por extorsão mediante sequestro em ação conjunta com a polícia de Iranduba;
6. JARLANE DA SILVA PINHEIRO, 23, presa por extorsão mediante sequestro em ação conjunta com a polícia de Iranduba;
7. LUCAS BATISTA DE ARAÚJO, 31, presa por extorsão mediante sequestro em ação conjunta com a polícia de Iranduba;
8. JOÃO MÁRIO SANTOS DO NASCIMENTO, 25, cumprimento por homicídio ocorrido em Presidente Figueiredo; mandado de prisão pelo crime de homicídio em Manaus; e flagrante por tráfico de drogas em Presidente Figueiredo;
9. ANDREZA CARNEIRO SANTOS, 27, flagrante por tráfico de drogas em Presidente Figueiredo;
10. MATHEUS RODRIGUES DE ALMEIDA, 25, mandado de prisão pelo crime de homicídio em Manaus;
11. LUNA MENDONÇA SALES, 22, mandado de prisão cumprido em Manaus pelo crime de homicídio ocorrido em Manaus;
12. GIOVANNE DA SILVA ANDRADE, “GORDINHO” ou “GURI”, 28, mandado de prisão por homicídio ocorrido em Manaus com sentença condenatória por Roubo;
13. LUAN SERRÃO DA SILVA, 33, mandado de prisão comprei em Manaus pelo crime de homicídio;
14. JOSIVALDO DE OLIVEIRA RUAS, “LACRAIA”* 48, mandado ele prisão cumprido em Manaus pelo crime de extorsão mediante sequestro.


