A Polícia Militar do Amazonas comemora, nesta sexta-feira (04/04), 188 anos de história. O dia 4 de abril de 1837 está marcado pela criação do maior braço operacional da Segurança Pública do estado: a Polícia Militar do Amazonas. Ao longo desses 188 anos, a corporação tem registrado avanços e conquistas, tanto nas ruas para servir e proteger a população amazonense, como nos campos social e educacional.
Com participações em batalhas e operações durante quase 200 anos, a PMAM fez parte de revoluções históricas, como a Guerra de Canudos, que iniciou em 1896, no interior da Bahia. A Polícia Militar do Amazonas participou de quatro expedições com o efetivo da corporação, que retornou no dia 08 de novembro de 1897, data até hoje comemorada pela PMAM como o “Retorno da Tropa de Canudos”.
Além da criação no dia 4, a corporação comemora ainda em abril, no dia 21, o Dia de Tiradentes, Patrono das Polícias Militares do Brasil, data solene instituída pelo Decreto 5.440 de 02 de junho de 1943.
O comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, destacou que a data representa a história de homens e mulheres que contribuíram e continuam contribuindo para a trajetória da corporação quase bicentenária.
“Durante todos esses anos tivemos a dedicação e empenho de todos os policiais militares que passaram pela nossa tropa. Todos os dias nossos heróis vestem suas fardas e vão para as ruas, mesmo com o risco da própria vida, para defender e proteger a população. No dia de hoje, celebramos não só a história da corporação, mas parabenizamos todos os nossos guerreiros e guerreiras”, disse o coronel Klinger.
Ações da corporação nos últimos anos
Nos últimos seis anos, a instituição vem registrando apreensões recordes de drogas e armas, com forte atuação no combate à criminalidade, tráfico de drogas e narcotráfico. A PMAM também vem intensificando suas ações e operações, resultando na prisão de infratores e na captura de foragidos da Justiça com mandados de prisão em aberto.
Os resultados são fruto do empenho e dedicação das unidades operacionais dos Comandos de Policiamento Metropolitano (CPM), Especializado (CPE), Ambiental (CPAmb) e do Interior (CPI).
Para o comandante-geral, coronel Klinger Paiva, todos os resultados são fruto da dedicação e empenho das unidades operacionais, que estão empenhadas para combater a criminalidade.
“Estamos sempre buscando melhorar e aprimorar nossas ações e operações. Com alinhamento constante das nossas unidades operacionais, subsidiadas pelos nossos setores de estatística e inteligência, posicionamos estrategicamente nossa tropa nas áreas com maior incidência criminal, para inibir o registro de ações delituosas que tanto afligem a população do Amazonas”, afirmou o comandante-geral da PMAM.
Com operações como Águia, Ajuricaba, Catraca, Rota Mais Segura, a Polícia Militar do Amazonas vem aumentando a sua produtividade em apreensões e prisões e contribuindo significativamente para a redução de índices criminais, em ações conjuntas com a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Com os trabalhos desenvolvidos pelo Sistema de Segurança Pública, o Amazonas manteve, durante o primeiro bimestre deste ano, a eficácia no atingimento das metas estabelecidas pelo Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social. A meta foi atingida nos 24 indicadores criminais monitorados, com participação ativa das ações da Polícia Militar do Amazonas.