Após receber denúncias sobre ocorrências de assaltos nas proximidades da comunidade do Camará-mirim, localizada em Coari, a equipe de Intervenção Alfa da Polícia Militar se dirigiu até a área em questão. Lá, eles fizeram contato com a tripulação da embarcação denominada “Fé em Deus”. Os piratas de rios estavam utilizando uma lancha vermelha equipada com um motor potente, operando nas imediações da ilha do Trocaris.
Ao avistarem a embarcação correspondente às descrições fornecidas pelas vítimas, os suspeitos se aproximaram. No entanto, ao perceberem a aproximação da equipe policial, tentaram escapar conduzindo a lancha para dentro do lago, o que deu início a uma perseguição. Os suspeitos dispararam contra os policiais, que responderam ao ataque.
Os criminosos tentaram entrar em uma área enlameada com a lancha, mas não obtiveram sucesso, então a abandonaram e seguiram a fuga a pé. A embarcação utilizada por eles era à prova de balas e foi retirada do lamaçal. Durante a inspeção, foram encontrados uma espingarda de calibre 12 e diversas munições, além de rádios comunicadores, aparelhos celulares e uma pequena quantidade de substância entorpecente.
De acordo com informações da PM, o valor total do material apreendido equivale a R$ 177.188 mil.