Durante a operação ‘Águas Seguras’, no sábado (21), a guarnição do 3º Batalhão da Polícia Militar (BPM) trocou tiros com homens conhecidos como ‘piratas de rio’ e resultou na morte de um deles no município de Japurá, no interior do Amazonas.
Durante o patrulhamento fluvial ostensivo no rio para combater o narcotráfico, ribeirinhos os acionaram informando que havia piratas próximo da Comunidade São Pedro. Quando chegaram no local, avistaram uma lancha com cerca de 9 homens armados, encapuzados e usando roupas camufladas.
Quando a polícia se aproximou, os criminosos iniciaram um confronto. Eles saíram da lancha para fugir no meio do rio que estava raso, mas um deles foi baleado e ficou na embarcação. O restante dos criminosos conseguiram fugir pela mata.
O infrator que foi alvejado, vindo a óbito ainda no local, estava usando balaclava. Com ele estava uma espingarda calibre 12 e vários cartuchos do mesmo calibre, que foi apreendido junto com a lancha.
Ainda durante uma busca pela região, principalmente pela mata, os policiais encontraram um acampamento onde havia diversas munições de calibre 12, 5, 56 e carregadores de fuzil 5, 56.
Ao todo foi apreendido uma antena Starlink, ama lancha de 9 metros com motor 300 HP de marca Suzuki, uma espingarda Calibre 12 com numeração suprimida, 74 munições de calibre 12, 118 Munições de fuzil Calibre 5.56
e 2 carregadores de fuzil 5.56
Conforme os moradores da região, os piratas eram bastante agressivos e se identificavam como policiais. Eles geralmente perguntavam por ouro e drogas.
VEJA A FOTO