ACRE| Uma pesquisa feita pela Universidade Federal do Acre (Ufac) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), avalia a eficácia de bicarbonato de sódio para tratar sintomas da covid-19. Conforme o estudo, o tratamento com a substância pode ajudar a melhorar a saturação de oxigênio no sangue.
O tratamento, que ainda é experimental, já foi feito em cerca de 300 pessoa no Acre – na capital Rio Branco e em Tarauacá, no interior do estado. A pesquisa começou em julho do ano passado e está na sua fase inicial, coletando dados e materiais e avaliando os primeiros resultados.
Segundo a coordenadora da pesquisa, Carolina Pontes, o tratamento que foi aprovado na Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (Cnep), é para sintomas leves, moderados e graves da covid-19. Em casos leves, o tratamento é feito por meio de nebulização; já nos casos mais graves, a solução é aplicada diretamente no pulmão do paciente e sugada em seguida.
Conforme Ponte, a solução à base de bicarbonato ajuda a deixar a secreção pulmonar mais fluida, melhorando os sintomas iniciais e a saturação de oxigênio no sangue do paciente. Ela chegou a fazer uma alerta sobre o uso, afirmando que o tratamento deve ser feito apenas por um profissional.
“Importante destacar que essa solução é uma solução que existe no hospital e que deve ser ministrada por médicos. Receitas caseiras não possuem eficácia nenhuma comprovada”, destaca.