Uma grande quantidade de pescado foi apreendida nesta quinta-feira (23) durante uma operação de fiscalização realizada pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) em parceria com o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) da Polícia Militar. A carga, armazenada sem a documentação exigida por lei, totalizava cerca de cinco toneladas e tinha valor estimado em R$ 50 mil.
A ação ocorreu em uma embarcação ancorada nas proximidades da Feira da Panair, no bairro Educandos, zona sul de Manaus. Segundo o Ipaam, o pescado estava sendo transportado e armazenado de forma irregular, sem licença ambiental, configurando infração prevista na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/1998).
O responsável pelo material foi registrado como fiel depositário e ficará com a guarda temporária do pescado até que o Ipaam decida sobre o destino da carga, que poderá incluir doação ou descarte. Além disso, foi aplicada multa de R$ 30 mil, e qualquer comercialização ou alteração do produto é proibida.
O órgão ambiental ainda lembra que denúncias sobre crimes ambientais podem ser feitas de forma anônima pelo WhatsApp da Gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa), pelo número (92) 98557-9454, incluindo o envio de fotos e informações que ajudem na apuração.


