A confissão do ex-presidente Jair Bolsonaro sobre ter tentado violar a tornozeleira eletrônica desencadeou uma onda de sátiras nas redes sociais. Diversos memes e montagens que retratam a cena começaram a circular, transformando a declaração em um fenômeno de humor digital. Entre as publicações que ganharam maior destaque nacional está uma criação do perfil manauara “Corrupção AM Memes”.
A postagem mostra uma imagem de Inteligência Artificial (IA) com o rosto do ex-presidente fazendo uma solda. “Curso de soldador de tornozeleira. Domine a arte da precisão. Oportunidade única!”, acompanha o meme, que já tem mais de 16 mil curtidas e estampa várias matérias de portais nacionais.
O episódio que motivou as piadas virtuais foi um dos fatores que levaram o ministro Alexandre de Moraes, do STF, a decretar a prisão preventiva do ex-presidente no último sábado (22). Em registro em vídeo, Bolsonaro admitiu a uma agente penitenciária que usou um ferro de solda no dispositivo por “curiosidade”. Posteriormente, o ex-presidente alterou sua versão, atribuindo o ato a um estado de paranoia causado pela interação de medicamentos, afirmando ainda que acreditava ouvir vozes provenientes do aparelho.


