A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus), incinerou, nesta sexta-feira (22), uma tonelada de drogas apreendidas durante operações policiais realizadas no combate ao tráfico de entorpecentes na região.
Conforme o delegado Carlos Augusto Monteiro, titular da unidade policial, o material incinerado foi resultado de apenas três meses de trabalho incansável pelas equipes policiais.
A incineração foi acompanhada pelo Exército Brasileiro (EB), Vigilância Sanitária e Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), garantindo assim a transparência e a legalidade em todo o processo.
“O processo de incineração segue um rigoroso rito, desde a contagem do entorpecente até a autorização judicial, que envolve o Ministério Público e o Tribunal de Justiça. Essa ação não apenas representa um golpe significativo contra o tráfico de drogas, mas também reforça o compromisso das autoridades em manter a segurança e o bem-estar da população de Tefé”, afirmou o delegado.
Ainda segundo a autoridade policial, esse tipo de ação ocorre constantemente como prova do volume de trabalho realizado durante os meses. O delegado informou, ainda, que em 2023, a equipe incinerou mais de 2 toneladas de entorpecentes apreendidos naquele ano.
A ação conjunta demonstra que com determinação e cooperação, é possível enfrentar os desafios impostos pelo crime organizado, protegendo assim a sociedade e promovendo a justiça.