Na manhã desta segunda-feira (21), às 7h35, horário de Roma, o Papa Francisco faleceu no Vaticano. A notícia foi divulgada pelo Camerlengo Kevin Farrell da Casa Santa Marta. “Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Sua vida inteira foi dedicada ao serviço do Senhor e da Igreja.”
O Cardeal Farrell também informou que Francisco fez uma aparição na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa, na manhã do domingo anterior (20). “O Pontífice apareceu na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa Urbi et Orbi, deixando sua última mensagem para a Igreja e o mundo.”
“Com profunda gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, confiamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino,” acrescentou o cardeal.
Primeiro Papa das Américas
Francisco assumiu o papado em 2013, mas, ao longo dos anos, enfrentou desafios de saúde, desde gripes e resfriados até lesões decorrentes de quedas em sua residência no Vaticano.
Com a saúde progressivamente debilitada, ele passou a utilizar cadeira de rodas e bengalas para se locomover em eventos que exigiam maior esforço físico, além de limitar suas falas devido a diversas infecções respiratórias.
Em fevereiro, foi hospitalizado para exames e tratamento de bronquite, uma inflamação dos brônquios geralmente causada por vírus como o da influenza ou o vírus sincicial respiratório.
Apesar do agravamento de sua saúde ao longo dos anos, o papa manteve grande parte de sua agenda diária de compromissos, participando, inclusive, de reuniões em sua residência.
Biografia
Francisco, o nome escolhido para seu pontificado, nasceu Jorge Mario Bergoglio. Argentino de Buenos Aires, foi o primeiro papa das Américas. Filho de imigrantes italianos, era o mais velho de cinco irmãos: dois homens e três mulheres.
Ainda jovem, formou-se técnico em química, mas logo depois escolheu o caminho do sacerdócio. Obteve licenciatura em filosofia, foi professor de literatura e psicologia e, posteriormente, licenciou-se também em teologia.
Foi ordenado sacerdote em dezembro de 1969, prestes a completar 33 anos. Já como padre jesuíta, foi nomeado bispo auxiliar de Buenos Aires e, posteriormente, em 2001, cardeal, pelo então papa João Paulo II.
Como arcebispo de Buenos Aires, diocese com mais de 3 milhões de pessoas, desenvolveu um projeto missionário centrado na comunhão e na evangelização, com foco na assistência aos pobres e aos enfermos.
Francisco sucedeu o papa emérito Bento XVI, que, em fevereiro de 2013, aos 78 anos, renunciou ao pontificado devido a problemas de saúde. Francisco presidiu o funeral de Bento XVI, em janeiro de 2023, com uma homilia em que o comparou a Jesus.
Em meados de 2024, ao abordar a possibilidade de sua própria renúncia, Francisco considerou o tema uma “hipótese distante”, já que ainda se sentia com saúde suficiente para continuar seu papado. “Não tenho motivos sérios o suficiente para me fazerem pensar em desistir”.