Fortaleza – CE| Um paciente, identificado como Lucas Cardoso Ferreira, idade não informada, agrediu uma técnica de enfermagem, com socos e por um cateter, que arrancou do braço e arremessou no rosto da técnica, no hospital São José, localizado em Fortaleza, na tarde da última terça-feira (23).
O paciente chegou à unidade hospitalar com suspeita de infecção do novo coronavírus, mas se recusou a ficar em observação e agrediu quatro pessoas. Ele foi preso em flagrante delito pela Polícia Militar e levado para a delegacia. O TJCE (Tribunal de Justiça do Ceará) informou que o homem foi solto após determinação de medidas cautelares.
De acordo com o hospital, Lucas estava “visivelmente agressivo”, xingou com palavras de baixo calão os profissionais da equipe e agrediu, além da técnica de enfermagem, outros três servidores do hospital.
Na tentativa de conter o paciente, um vigilante também foi ferido no braço.
O hospital São José informou que o paciente se submeteu a testes e foi diagnosticado com HIV. Por ser um paciente de alto risco de transmissão, a técnica de enfermagem e o vigilante que ficaram feridos devido às agressões deram início à terapia antirretroviral para profilaxia contra o vírus.
O TJCE informou que o juízo da 17ª Vara Criminal de Fortaleza (Vara de Audiências de Custódia) substituiu a prisão em flagrante pela imposição de medidas cautelares, já que o autuado possui endereço fixo, é primário e tem bons antecedentes. A decisão ocorreu de conformidade com parecer do Ministério Público Estadual.