Erick Beltrão, pajé do Boi Caprichoso e coreógrafo do corpo de dançarinas do Touro Negro, tornou-se centro de uma polêmica nesta quinta-feira (15). Um áudio atribuído ao profissional viralizou após conter ameaças de substituir dançarinas acima do peso por outras que estivessem “magras”.
No registro, Beltrão afirma: “Muitas pessoas vieram falar comigo e disseram que algumas meninas aqui estão gordas, e realmente, vendo aqui, parecem mesmo. Então, vocês têm uma semana para me mostrar um resultado, senão, infelizmente, vou substituir e colocar somente as magrinhas para dançar“. O coreógrafo estabeleceu um prazo para que as dançarinas se adequassem às suas exigências.
No mesmo áudio, ele justificou a postura radical pelo fato de o Festival Folclórico de Parintins estar próximo, afirmando que apenas quem tivesse um “padrão legal“ de corpo poderia se apresentar no Bumbódromo. “Esse malho, malho, malho, chega final de semana tô comendo, bebendo, fazendo o c@ralh0“, reclamou.
Nas redes sociais, a repercussão dividiu opiniões. Enquanto muitos acusaram Beltrão de gordofobia, outros o defenderam, argumentando que sua exigência visa à qualidade da apresentação e à imagem transmitida ao público.
Em resposta, o pajé optou pelo deboche em suas redes: “Enquanto eles tentam te difamar, você trabalha e ensaia“. Em outra publicação, ironizou: “Ah, já ia esquecendo, beijos das ‘gordinhas’ padrão Caprichoso“.