Em entrevista ao programa 18horas, da Rádio Mix, nesta quarta-feira (17), o senador Omar Aziz (PSD-AM) reagiu ao recuo do apoio do prefeito David Almeida (Avante) à sua candidatura ao governo do Amazonas em 2026. Em resposta, Aziz citou o versículo bíblico “A soberba precede a queda” (Provérbios 16:18), fazendo uma alusão à humildade como virtude e à arrogância como caminho para a derrota.
O senador reforçou sua imagem como político que prioriza a palavra antes de tudo. “Eu sou muito conhecido no Estado, mas como homem de palavra”, afirmou. “Se você conversar com qualquer político do interior, 100% dos políticos… ou com um vereador, com um deputado, pergunte a ele que o Omar é um homem de palavra”.
A declaração ocorreu após o prefeito David Almeida, em entrevista à Rádio BandNews, dizer que “antecipou demais” o seu apoio e após isso afirmar ser vítima de perseguição política. Ele chegou a entoar um trecho de música gospel: “Parece que estou cercado, mas sou guardado por ti, Jesus”. Almeida responde atualmente a sete ações penais no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) sob suspeita de desvio de recursos públicos.
Questionado sobre a relação entre fé e política, Aziz diferenciou sua postura da do prefeito: “Eu sou cristão, mas eu não uso o nome de Deus em vão. Não uso trechos da Bíblia para me promover publicamente e nem para fazer política com passagens da Bíblia”. A fala foi interpretada como uma crítica indireta à maneira como Almeida tem associado sua defesa pública a demonstrações religiosas.
Em outro programa concedido na mesma quarta-feira, o senador já havia afirmado que “prometer e não cumprir” é o pior defeito na política e deixou claro que David Almeida não faz mais parte de seu cenário de alianças. Reiterou, no entanto, sua pré-candidatura ao governo estadual em 2026 e que sua base virá forte: “Eu sou candidato em qualquer circunstância ao governo”.


