Em sessão na Câmara Municipal de Manaus nesta segunda-feira (22), o vereador Jander Lobato (PSD) exibiu mais um registro que mostra a agressão sofrida por uma criança de 8 anos por parte do oficial de justiça Fábio Litaiff, de 49 anos, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). O vídeo, que chegou ao parlamentar por meio do pai da vítima, mostra o momento em que a criança chegou a desmaiar após ser violentamente atingida.
De acordo com o relato de Lobato, a brutalidade do ato foi tamanha que, durante uma ligação telefônica da criança, a pessoa que ouvia os sons do ambiente inicialmente atribuiu a agressão ao próprio pai do menino, o que foi corrigido depois.
O parlamentar detalhou que a criança foi submetida a três agressões sequenciais e segue em tratamento médico, apresentando acúmulo de pus no ouvido e sequelas psicológicas, como medo de frequentar a escola e de utilizar elevadores. O tímpano foi perfurado e ele corre risco de surdez. Em meio às consequências do trauma, a data de aniversário da vítima, coincidentemente nesta segunda-feira, passou sem celebração.
Lobato ressaltou que, embora não compactue com a criminalização sumária, considera fundamental a responsabilização do servidor. “Afastamento de 30 dias é insuficiente diante da gravidade do ocorrido”, afirmou, acrescentando que o agressor já se encontra à disposição da 22ª Delegacia, sob responsabilidade do delegado Adriano Félix.