Com medo dos efeitos da seca e dos desbarrancamentos que têm acontecido no Amazonas, os moradores da comunidade do Canabuoca III, zona rural de Manacapuru, município do Amazonas tem mudado suas casas de lugar.
Vídeo gravados nesta terça-feira (3), às margens direita do rio Solimões, mostram os moradores arrastando casas, para que as famílias não sejam vítimas do fenômeno conhecido como Terras Caídas, que nada mais é do que o desbarrancamento de longos paredões às margens dos rios amazônicos, e que chamam a atenção pela força da natureza e evidencia o risco a que moradores dessas áreas estão suscetíveis.
Foi o que aconteceu na comunidade do Arumã, em Beruri, município localizado a 173 quilômetros de Manaus, no início da noite de sábado (30). Três pessoas seguem desaparecidas. Cerca de 300 moradores da comunidade permanecem desabrigados.
Queda de barranco leva dor e morte ao Amazonas, confirma prefeitura de Beruri; veja vídeo
De acordo com a Defesa Civil do Amazonas, as residências estão sendo levadas para a parte de trás da comunidade, algumas famílias já foram retiradas dos imóveis e realocadas em outros locais. Até o momento, na comunidade não há registro de acidentes. Mas uma equipe foi enviada para levar ajuda humanitária.