Vulcão que pode gerar tsunami nas regiões Norte e Nordeste do Brasil entra em alerta amarelo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Um vulcão, localizado na ilha de La Palma, na costa do continente africano, pode entrar em erupção nos próximos dias e causar um tsunami capaz de atingir todo continente americano. As ondas podem atingir o norte e nordeste do Brasil. A informação de alerta foi divulgada pelo MetSul Meteorologia.

O Plano Especial de Proteção Civil e Atenção às emergências de Risco Vulcânico das Ilhas Canárias (Pevolca) elevou o nível de alerta de verde, para amarelo. Segundo o plano, a população desses locais deve se prevenir e ficar atenta as mudanças.

O vulcão, batizado de Cumbre Vieja, está sem atividade vulcânica há décadas e começou a dar sinais de atividade nos últimos dias. Segundo a meteorologia, somente em caso de grande erupção, um tsunami afetaria todas as áreas costeiras banhadas pelo Oceano Atlântico, o que inclui todo o litoral do Brasil, do Rio Grande do Sul ao Amapá. Por isso, pesquisadores estão sempre alerta no vulcão de Las Palmas.

“Toda a população costeira deve ser conscientizada, em especial do Norte e Nordeste do Brasil, pois seriam os principais afetados, e assim evitaríamos danos pessoais. Estudos mais recentes dizem que as chances de ocorrência são remotas e longínquas, no entanto, o estabelecimento de sistemas de alarme que possibilitam a evacuação de áreas é justificável quando se trata de vidas humanas”, explicou o geólogo Mauro Gustavo Reese Filho ao MetSul.

Leia Também