Prefeito ucraniano é morto enquanto distribuía remédios e alimentos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp
Segundo as autoridades ucranianas, o prefeito havia decidido por conta própria ajudar os famintos e doentes da cidade.

O prefeito ucraniano da cidade de Gostomel, Yuri Illich Prylypko, foi morto por soldados russos, enquanto distribuía alimentos e remédios, segundo informações das autoridades locais nesta segunda-feira (7). O local é sede do aeroporto de Antonov, que já palco de um conflito entre militares dos dois países no dia 25 de fevereiro, e fica próxima à capital Kiev.

“O prefeito da cidade de Gostomel, Yuri Illich Prylypko, foi morto enquanto distribuía pão aos famintos e remédios aos doentes. Ninguém o obrigou a andar sob os projéteis dos ocupantes, ele poderia ter se escondido em um porão. Mas, ele morreu por seu próprio povo, por Gostomel, por sua comunidade. Ele morreu como um herói”, diz uma postagem na página de Facebook da cidade. As circunstâncias da morte de Prylypko não foram esclarecidas.

De acordo com o prefeito de Kiev, Vitalii Klitschko, os soldados da Rússia têm aumentado suas ofensivas às cidades próximas da capital, como Gostomel, Bucha, Vorzel e Irpin. “Com extrema raiva, o inimigo destrói as cidades e mata deliberadamente civis. Estamos fazendo de tudo na capital para ajudar os cidadãos, para criar uma reserva de alimentos, de medicamentos, de bens essenciais. Distribuiremos e forneceremos ajuda a quem mais precisa”, disse o ex-pugilista em entrevista à “CNN”.

Apesar dos ataques terem começado no dia 24 de fevereiro, a capital Kiev não foi atacada diretamente como outras cidades ucranianas, mas sim está sendo cada vez mais cercada, com ações pontuais em localidades próximas.

Leia Também

error: Conteúdo protegido contra cópia!