Erupção de vulcão submarino provoca tsunami em Tonga e população abandona casas com medo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp
As ondas atingiram toda zona costeira e casas e prédios foram invadidos pelas águas.

Neste sábado (15) a erupção de um vulcão submarino causou um tsunami em Tonga, no Oceano Pacífico. A capital do país, Nuku’alofa, teve espaços inundados por ondas que chegaram a um metro. Casas e prédios situados em frente à praia foram invadidos pela água.

Com medo, moradores abandonaram suas casas e fugiram para partes altas da cidade. Segundo eles, ouviu-se um grande estrondo e em seguida houve a invasão das águas.

O tsunami ocorreu após o Hunga-Tonga-Hunga-Ha’apai ter entrado em erupção. O vulcão fica a cerca de 65 km ao norte da capital tonganesa. Um alerta para todo o país foi emitido pelo Serviço Meterológico de Tonga, neste de sábado. A erupção durou cerca de oito minutos.

Ainda na sexta-feira, cientistas já haviam observado explosões maciças, trovões e relâmpagos perto do vulcão Imagens de satélite mostraram o vulcão Hunga-Tonga-Hunga-Ha’apai entrando em erupção por volta das 18h30 deste sábado, no horário local. Toda a zona costeira ficou inundada rapidamente. Um serviço privado de meteorologia da Nova Zelândia registrou o início da atividade vulcânica com imagens infravermelhas. Elas mostram como o céu claro deu lugar a uma nuvem gigante de fumaça sobre em Tonga.

Leia Também