No último domingo (22), o Ministério Público do Amazonas (MPAM) pediu a condenação do casal Analu Filardi Rodrigues, 41 anos, e Marcelo Ferreira Rodrigues, 51 anos, que foram presos em julho de 2021 pelo crime de estelionato, após criarem uma falsa agência financeira e roubarem das vítimas R$ 797.900,00.
Alexandre da Silva Souza também é citado no pedido como ajudante do casal no crime. Ao todo 5 pessoas foram vítimas do trio entre março até o mês que foram presos pela Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD).
“Realizavam promessas de empréstimos com juros abaixo dos praticados no mercado. Iludidos com a possibilidade de contração desses empréstimos, as vítimas realizaram transferências em valores altíssimos, como espécie de ‘sinal’ pra que a operação fosse efetivada”, explica o trecho do pedido de condenação feito pelo Promotor de Justiça, Luiz do Rego Lobão Filho.
Conforme o delegado Ismael Schettini, que realizou a prisão do casal na época, o casal era recorrente na prática de diversos golpes de estelionato praticados na capital.
“As provas demonstram que os acusados agiram dolosa e conscientemente na realização das condutas descritas na lei penal, eis que não há indicação de comprometimento de suas capacidades de autodeterminação ou de compreender o caráter ilícito do fato, agindo, portanto, contrariamente ao ordenamento jurídico, quando, nas circunstâncias, deveriam abster-se de lesar o patrimônio alheio”, diz o documento.
O pedido foi enviado para o Juiz de Direito da 8ª Vara Criminal da Capital.