O Ministério da Justiça e Segurança Pública incluiu oito foragidos considerados de alta periculosidade no Amazonas no “Programa Captura”, iniciativa federal lançada nesta segunda-feira (8) para priorizar a localização e prisão de criminosos em todo o país. A seleção segue uma matriz de risco que avalia a gravidade dos delitos, vínculos com facções, multiplicidade de mandados e atuação além das fronteiras estaduais.
Os nomes apontados como as principais prioridades de captura no estado são: Adalberto Salomão Guedes da Silva – conhecido como “Salomão” ou “Professor”; Charles dos Santos Rodrigues – apelidado de “Bebê da FDN”; Cláudio Dayam Felizardo Belfort – “Maguila”; Pedro Wask Teixeira – “Belo”; Johnsson Alves Barbosa – “Playboy”; Josué Moraes de Almeida – “Bred”; Kaio Wuellington Cardoso dos Santos – “Mano Kaio”; Leandro da Silva Paiva – “Leandrinho”.Coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o programa tem como foco o enfrentamento direto a organizações criminosas e a redução de crimes violentos. “A prisão é estratégica para enfrentar organizações criminosas e reduzir a criminalidade violenta no Brasil”, afirmou o ministro Ricardo Lewandowski.
Um site específico (gov.br/captura) foi disponibilizado com as fotos e informações dos 216 foragidos listados por todos os estados e pelo Distrito Federal, com o objetivo de ampliar a divulgação e auxiliar nas buscas. De todos os procurados, apenas três são mulheres de diferentes locais.


