Vereadores de Manaus ensaiam deixar os mandatos para lutar pelas vagas de deputados

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Eleitos com a promessa de ficar quatro anos na cadeira de vereador para defender os interesses dos manauaras, alguns vereadores de Manaus ensaiam “bater asas” e se candidatar a deputado em outubro.

Além de garantir mais quatro anos de poder e estender o acesso aos parlamentos, tentar eleição antes ter encerrar o mandato para o qual foi eleito mostra que em política nada do que é dito em campanha pode ser levado ao pé da letra.

CARREIRA METEÓRICA

Amom Mandel (Cidadania) já é nome certo nas urnas. O mais jovem vereador de Manaus quer pular direto da CMM para a Câmara Federal. Com um mandato calcado nas redes sociais e nos ataques à velha política, ele lançou sua pré-candidatura ao lado de Amazonino Mendes, Arthur Neto e José Melo, três caciques de longa data no Amazonas. “A grande maioria dos nossos compromissos já foram cumpridos e os que faltam serão, sem sobra de dúvidas, concluídos antes do fim do ano, o que me deixa confiante para a tomada de novos desafios”.

ALIANÇA COM DAVID ALMEIDA

Marcelo Serafim, líder do prefeito David Almeida na CMM, é outro que estará nas urnas. Muito provavelmente para deputado estadual, como parte dos cálculos do prefeito, que tenta eleger aliados na Aleam e em Brasília, para fortalecer o mandato em Manaus.

Na mesma tática de Serafim está o vereador Marcel Alexandre. Calçado na Igreja Adventista, é nome altamente cotado nos bastidores como aposta do prefeito nas urnas. “Ao meu querido amigo Prefeito David Almeida , meu muito obrigado. Ao Apóstolo Janjão, meu muito obrigado. A minha esposa, Apa Joice Alexandre meu suporte, meu muito obrigado!”, disse o parlamentar por ocasião de sua filiação ao Avante.

David Reis, presidente da casa, é outra carta de peso lançada por David Almeida, muito provavelmente para federal, deixando seu pai, Sabá Reis, para o parlamento federal..

 Eduardo Assis, Lissandro Breval, e Wanderley Monteiro completam o “time Avante” na CMM.

À DIREITA

Capitão Carpê Andrade (Republicanos) e Joelson Silva (Patriota) são os direitistas que podem pintar nas urnas. Carpê foi eleito na onda bolsonarista que colocou no poder militares e homens ligados à segurança pública.

Apesar da popularidade nas redes sociais, o parlamentar não se destacou nos primeiros anos de mandato, e ainda estuda se uma candidatura seria viável, ou desgastaria sua imagem na tentativa de uma eventual reeleição em 2024.

Joelson tem apoio de Silas Câmara, e com ele foi visto dentro da Igreja sendo “recomendado” por pastores evangélicos. No projeto de poder da Assembleia de Deus é um nome cotado.

À ESPREITA

“Hoje está mais para não ser candidato”. A fala é do vereador Rodrigo Guedes, forte opositor de David Almeida na casa, que trocou o PSC pelo Republicanos e pense se é hora de tentar dar um “passo maior do que a perna”.

Everton Assis (UB), Gilmar Nascimento (UB), Professora Jacqueline (UB), Caio André (PSC) e Daniel Vasconcelos (PSC) são outros nomes que flertam com candidaturas, mas precisam antes mostrar á Executiva nacional viabilidade.

Confira as atribuições dos deputados, cargos que estão ao alcance dos vereadores, desde que seja da votnade do eleitor: :

Câmara dos Deputados

As deputadas e os deputados federais são os representantes do povo no âmbito federal. Compete a eles elaborar leis de abrangência nacional e fiscalizar os atos da pessoa que exerce a Presidência da República. Cabe aos parlamentares apresentar projetos de leis ordinárias e complementares, de decreto legislativo, de resolução e emendas à Constituição, bem como discutir e votar medidas provisórias editadas pelo Executivo e criar Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs).

Assembleias Legislativas

As deputadas e deputados estaduais ou distritais representam o povo na esfera estadual (Assembleia Legislativa) ou distrital (Câmara Legislativa do Distrito Federal). Compete a esses parlamentares legislar, propor, emendar, alterar e revogar leis estaduais. Eles também fiscalizam as contas do Poder Executivo estadual, entre outras atribuições.

Senado Federal

Já as senadoras e os senadores são os representantes dos estados e do DF no Congresso Nacional. Assim como os integrantes da Câmara dos Deputados, têm a prerrogativa constitucional de fazer leis e de fiscalizar os atos do Poder Executivo. Além disso, a Constituição Federal prevê como competência privativa do Senado: processar e julgar, nos crimes de responsabilidade, os que ocupam os cargos de presidente e vice-presidente, os ministros de Estado e os comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), os membros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público, o procurador-geral da República e o advogado-geral da União.

Leia Também