Publicidade

Manaus é uma das cidades mais caras da América Latina, diz revista

Facebook
Twitter
WhatsApp
Quanto mais forte a moeda, mais cara a cidade.⁠ Essa é a base do ranking publicado todos os anos pela publicação britânica The Economist: quanto um dólar pode comprar em cada uma das cidades analisadas.⁠ E no caso de Manaus, o ranking deste ano, mostrou que a capital amazonense é uma das mais caras da américa latina, ao lado de São Paulo e Rio de Janeiro. A informação é da BBC Brasil.

No estudo deste ano, as três cidades que mais subiram no ranking estão na América Latina. Foram Santiago de Querétaro e Aguascalientes, no México, e San José, capital da Costa Rica.

Embora o ranking deste ano abranja 173 das principais cidades do mundo, a média global foi calculada excluindo Kiev (Ucrânia) e Caracas (Venezuela), que continuam a enfrentar um ciclo de hiperinflação acima da curva.

Na América Latina, a Cidade do México é a mais cara. “Em 2023, o peso mexicano provou ser uma das moedas mais fortes dos mercados emergentes, graças aos aumentos das taxas de juro e ao forte investimento interno”, detalha a revista.

“Os bancos centrais de grande parte da América Latina foram os primeiros a seguir os aumentos das taxas de juros da Reserva Federal dos EUA para apoiar as moedas locais. Como resultado, o peso mexicano e o colón costarriquenho se fortaleceram”, explica a publicação.

Três cidades brasileiras aparecem no ranking da The Economist: São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus. Elas têm uma posição intermediária na América Latina — são mais caras que Assunção (Paraguai) e Buenos Aires (Argentina), mas mais baratas que Quito (Equador), Santiago (Chile) e Montevidéu (Uruguai).

ADVERTISEMENT

Leia Também

plugins premium WordPress
error: Conteúdo protegido contra cópia!