Faltando menos de um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, estudantes da rede estadual do Amazonas intensificam os estudos para uma das provas mais importantes da trajetória escolar. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), a expectativa é que mais de 42 mil alunos finalistas do Ensino Médio da rede estadual participem do exame, que será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro.
Ao todo, 225 escolas estaduais, localizadas tanto na capital quanto no interior, serão cedidas ao MEC para a aplicação das provas. Em todo o estado, mais de 110 mil candidatos confirmaram a inscrição, número que inclui estudantes da rede particular, federal e pessoas que já concluíram o Ensino Médio.
Criado para avaliar o desempenho dos estudantes ao final da Educação Básica, o Enem tornou-se, ao longo de mais de duas décadas, a principal porta de entrada para o Ensino Superior no Brasil. A nota do exame é utilizada em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Além disso, diversas universidades públicas e privadas, no Brasil e em Portugal, utilizam o resultado do Enem como critério de seleção, total ou parcial, para ingresso em seus cursos.


