Publicidade

Maior doadora de leite recebe homenagem durante Rota da Gratidão

Facebook
Twitter
WhatsApp

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) tem realizado atividades para celebrar a Doação de Leite Humano, desde o último dia 17, como a “Rota da Gratidão”, que entrega certificados e presentes para as doadoras. Uma das contempladas foi a jovem de 28 anos, Laís Lopes, maior doadora de leite do Amazonas.

ADVERTISEMENT

Em um ano, a mãe de primeira viagem já coletou quase 100 litros de leite, que foram destinados para o Banco de Leite Humano (BLH-AM), da Maternidade Ana Braga.

“Eu não esperava, eu não imaginava, eu fiquei surpresa com essa informação. Como pediatra eu já convivi com a prematuridade, eu tenho o impacto que isso tem, eu conheço mães que tiveram seus bebês nessas situações e, assim, eu me sinto parte, eu me sinto como se a minha filha tivesse um monte de irmãozinhos de leite espalhado, não só na nossa cidade, como no interior também”, comentou. 

Foto: Rodrigo Santo/SES-AM

Pediatra, com atuação em unidade de terapia intensiva neonatal (UTIn), Laís conhece a realidade de mães com bebês prematuros. No entanto, se tornou doadora por outro motivo. 

“Eu achei que voltaria a trabalhar com poucos dias de vida, com poucos meses de vida dela, mas a maternidade é completamente transformadora e eu mudei muito depois que ela nasceu. Eu vi que era impossível voltar a trabalhar tão cedo. E aí, eu me vi com um estoque de leite já grandinho e o banco de leite entrou na minha vida dessa forma”, explicou.


A diretora da maternidade, Rose Lobo, e a gerente do Banco de Leite, Elizabeth Hardman, acompanharam a rota e agradeceram pela doação realizada por Laís. 

“Nós certificamos a Laís como a maior doadora no período de um ano. Isso é bastante. Descobrimos que ela incentiva outras mães a doar leite, porque quem doa leite, doa vida. Nós temos 60 leitos de UTI que estão lá aguardando o leite materno; e a gente sabe que esse é o melhor e ideal leite para desenvolvimento desse bebê, para sair mais rápido da UTI”, disse a diretora.

Elizabeth destaca que para doar basta a mãe ligar para os contatos dos postos de coleta, dos três Bancos de Leite Humano, e a unidade também providencia veículo para a coleta de potes para armazenagem do leite.


Balanço – Nos quatro primeiros meses de 2021, os três Bancos de Leite Humano (BLH) da SES-AM coletaram mais de 822 litros, que beneficiaram 1.924 bebês prematuros, internados em maternidades da rede pública e privada.

Leia Também

plugins premium WordPress
error: Conteúdo protegido contra cópia!