Um mafioso italiano que já era procurado pela polícia há 20 anos teve os dias de liberdade finalizados após ser “flagrado” por câmeras do Google que fornecem imagens para o serviço Street View, no qual é possível “passear” pelas ruas.
Gioacchino Gammino, que hoje tem 61 aos, foi condenado à prisão perpétua por assassinatos cometidos na década de 1990 contra membros da máfia rivais, políticos e juízes. Ele ficou preso entre 1998 e 2002, quando aproveitou a gravação de um filme no presídio onde esta cumprindo pena, em Roma, para fugir.
Durante o tempo em que esteve foragido Gioacchino foi para a Espanha, onde adotou uma nova identidade de chef de cozinha chamado Manuel. E foi justamente quando estava conversando com uma pessoa em frente a uma loja de frutas e verduras que ele foi filmado.
O Google borra o rosto das pessoas que aparecem nas imagens, mas não o suficiente para evitar a identificação no caso de “Manuel”. A polícia italiana informou que já tinha pistas do paradeiro do mafioso e que usou a imagem do Google como um complemento na investigação. A ferramenta ajudou, inclusive, a identificar onde encontrar o fugitivo.
Perto da loja onde ele havia sido filmado a polícia encontrou o restaurante “La Cocina de Manu”, que tinha cardápio e foto do chef no Facebook. Entre os pratos oferecidos estavam especialidades sicilianas. De acordo com a imprensa italiana, ao ser preso, o mafioso teria perguntado como eles o encontraram, pois nem ligava para a própria família na Itália há pelo menos 10 anos.