Justiça do AM manda retirar reportagens sobre ensaio clínico da proxalutamida do site ‘O Globo’

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

O juiz Manuel Amaro de Lima, da 3ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho do Amazonas, deu parecer favorável ao pedido de Luis Alberto Saldanha Nicolau, presidente do Grupo Samel, contra reportagens do jornal O Globo.

Com essa decisão, o juiz mandou retirar três reportagens publicadas no blog da Malu Gaspar, nas quais expunham inconsistências e suspeitas de fraude em ensaio clínico da proxalutamida em pacientes com Covid-19. A Samel foi uma das patrocinadoras do estudo.

A publicação do material levou à abertura de uma investigação de um inquérito civil público, um procedimento criminal no Ministério Público Federal do Amazonas, além de uma investigação pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Todos ainda estão em curso.

O Globo está recorrendo à decisão, pois, segundo o jornal, o conteúdo das reportagens é de interesse público, e que além de impedir a circulação de novas informações a respeito do tema, interdita o debate a respeito da controversa eficácia da proxalutamida no tratamento da Covid-19.

Leia Também