Há pouco mais de uma semana, a manauara Aylah Gabrielly, de 19 anos, desapareceu após deixar sua família em Manaus para recomeçar a vida ao lado de um rapaz casado que conheceu em São Paulo. Desde o dia 18 de agosto, quando chegou à capital paulista, não há mais notícias da jovem. O último sinal de seu celular foi detectado no Japão, aumentando a preocupação de familiares e autoridades.
De acordo com relatos da família, Aylah organizou a mudança com antecedência e se despediu, mas a tia alertou sobre os riscos de se envolver com um homem desconhecido e casado, conselhos que a jovem não teria ouvido. Após desembarcar em São Paulo, ela passou pelo Mato Grosso e retornou duas vezes à cidade, a pedido do suposto namorado.
O último registro de localização do aparelho foi no bairro da Vila Guilherme, Zona Norte de São Paulo. Horas depois, no entanto, o sinal indicava o aeroporto do Japão. A mãe de Aylah, em estado de profunda angústia, declarou: “Não sabemos se ela está viva ou não. É uma aflição que não desejo a ninguém”.
A Polícia Civil de São Paulo e a Polícia Federal investigam o desaparecimento. As autoridades devem acionar a polícia japonesa para auxiliar nas buscas.