O Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), realizou na tarde de sexta-feira (17) dois resgates aeromédicos em comunidades de difícil acesso em Manaus. Entre os atendimentos, estavam uma idosa de 76 anos com fratura no quadril na comunidade Jatuarana e uma criança de nove anos com insuficiência respiratória na comunidade Lindo Amanhecer.
No caso da idosa, a equipe do Dioa precisou combinar transporte aéreo e fluvial para alcançar a paciente, que se encontrava em uma área inacessível para o helicóptero. Após ser estabilizada pela equipe do Samu, ela foi transportada diretamente para o Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio devido à gravidade do quadro.
O resgate da criança também exigiu rapidez e coordenação. Apesar de o percurso fluvial levaria cerca de seis horas, a operação foi concluída em 22 minutos. Após o atendimento aeromédico e estabilização, a criança e a mãe foram levadas à base do Dioa e encaminhadas ao Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Leste, no bairro São José.