O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), por meio da equipe de Fiscalização, registrou, na madrugada de sexta-feira (06/02), uma tentativa de fuga durante Operação Lei Seca, na avenida do Turismo, bairro Tarumã, zona oeste de Manaus.
A tentativa de fuga iniciou naquela avenida quando um homem, de 23 anos, condutor de veículo modelo Chevrolet Onix, ao avistar a operação de fiscalização, mudou o sentido no qual trafegava, desobedecendo à ordem legal de parada, passando a conduzir o veículo na contramão e em alta velocidade na tentativa de escapar das autoridades de trânsito.
Com o flagrante, um batedor do Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Amazonas (BPTran) passou a seguir o condutor em fuga. De acordo com a equipe do Detran Amazonas, no momento em que o batedor se aproximou do veículo, o condutor tentou derrubá-lo com manobras arriscadas.
A fuga prosseguiu ainda em alta velocidade no bairro Novo Israel, na zona norte da cidade, quase causando acidentes de trânsito e atropelando pedestres. No bairro Colônia Terra Nova, ainda na zona norte, o condutor perdeu o controle do veículo, estourando os dois pneus traseiros, e permitindo que a abordagem fosse realizada pelas autoridades, na avenida Tenente Roxana Bonessi, próximo ao igarapé do Passarinho.
O condutor e o veículo foram conduzidos ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP). O motorista responderá penalmente pelas condutas infracionais praticadas, sem prejuízo das sanções administrativas previstas na legislação de trânsito. Após verificação, não foram encontrados materiais ilícitos no interior do veículo.
O coordenador-geral da Fiscalização do Detran-AM, Arthur Cruz, destacou que as ações integram o reforço das operações de fiscalização durante o período de Carnaval, com foco na preservação da vida e na ordem no trânsito.
“Todos os condutores flagrados cometendo infrações ou crimes de trânsito serão responsabilizados administrativa e penalmente, conforme determina a legislação vigente. A fiscalização atua para garantir a segurança viária e a proteção de todos os usuários das vias”, afirmou.




