Um homem identificado como David de Souza Lima, de 41 anos, foi preso neste domingo (11) pela 74ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Borba (a 151 km de Manaus), no interior do Amazonas. Ele é suspeito de aplicar um elaborado golpe financeiro contra um aposentado de 75 anos, envolvendo falsa identidade, transferências bancárias irregulares e até o recrutamento de uma adolescente para auxiliar no crime.
Segundo o delegado Jorge Arcanjo, responsável pela investigação, os crimes ocorreram em duas etapas. Em dezembro de 2024, David se apresentou como agente financeiro e ofereceu ajuda ao idoso para obter um empréstimo de R$ 13 mil, mas desviou o valor para contas em seu nome e de sua esposa. Em janeiro deste ano, convenceu a vítima a “renovar” o empréstimo, realizando novas transferências ilegais.
Para piorar a situação, David recrutou uma adolescente para ir à casa do idoso sob o pretexto de “pedir comida”. A jovem teria furtado o celular da vítima, dando ao acusado acesso total à conta bancária e ao benefício do INSS.
O esquema foi descoberto quando o aposentado percebeu as movimentações suspeitas e registrou Boletim de Ocorrência (BO). As investigações levaram à prisão preventiva de David, que responderá por estelionato, furto qualificado e associação criminosa.
David permanece preso à disposição da Justiça, enquanto a adolescente envolvida terá seu caso analisado pelo Juizado da Infância e Juventude.