Candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 fazem, neste domingo (28), segundo dia de avaliação, provas de matemática e de ciência da natureza (física química e biologia). Com 45 questões, cada, as provas serão aplicadas em mais de 1,7 mil municípios nas modalidades impressa e digital. Em ambas modalidades, as questões são iguais. Por causa do fuso em relação ao horário de Brasília, no Amazonas, os alunos devem ficar atentos.
A abertura os portões aqui no Amazonas será feitos às 11h. O fechamento está marcado para 12h. Após o fechamento nenhum estudante poderá entrar nos locais de prova poderá fazê-lo às 14h30, já para os candidatos que preferirem sair com o caderno, o horário é a partir das 17h.
É importante lembrar que será exigido máscaras de proteção e álcool em gel para higienização. É obrigatória também levar caneta esferográfica da cor preta, o cartã de confirmação e um documento com foto. Caso o candidato quiser, poderá entrar com lanche.
Faltosos
Segundo o Inep, o Amazonas teve 77.578 inscritos para o Enem neste ano. No entanto, quase metade dos inscritos faltaram no primeiro dia de prova, realizado no último domingo (21).
Conforme dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a taxa de abstenção nas provas presenciais no Amazonas foi de 40,6%, a maior do país. No digital, a taxa de faltosos foi ainda maior, com 46% dos inscritos ausentes nas provas.
A média de faltosos no Brasil no primeiro dia foi de 26%, segundo o Inep.