Publicidade

FVS-RCP alerta para aumento de casos da influenza em período chuvoso, no AM

Facebook
Twitter
WhatsApp
A fundação alerta que o momento não é de relaxamento das práticas como uso de máscara, distanciamento social e higienização pessoal e de ambientes

Com o início do período das chuvas no Amazonas, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) emitiu um alerta para período sazonal do vírus da influenza no Estado.

ADVERTISEMENT

De janeiro até 23 de novembro, foram registrados 24.111 casos de SRAG no Amazonas, sendo 19.254 de Covid-19. Durante todo o ano passado, foram 28.110, sendo 21.310 também de Covid-19. Já em 2019, a quantidade de casos registrados da síndrome foi de 1.952. Os dados constam no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), do Ministério da Saúde.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, reforça que o momento não é de relaxamento das boas práticas de prevenção à Covid-19 por parte da população. “É preciso entender que, nos próximos meses, haverá o aumento da circulação dos vírus respiratórios inclusive do novo coronavírus. Neste sentido, a nota vem orientar para o uso do Fosfato de Oseltamivir, conforme Protocolo de Tratamento da Influenza”, disse.

Sintomas

A SRAG é uma complicação da Síndrome Gripal (SG). A SG é caracterizada por, pelo menos, dois dos seguintes sinais e sintomas: febre (temperatura maior que 37,8 ºC) ou sensação febril, calafrios, dor de garganta, tosse, nariz escorrendo (coriza) a alterações no olfato ou no paladar.

Já a SRAG é caracterizada pelos sintomas da Síndrome Gripal (SG) associados a, pelo menos, um dos seguintes sintomas: falta de ar ou desconforto para respirar, sensação de pressão no peito e saturação de oxigênio abaixo de 95%.

Prevenção

A recomendação da FVS-RCP é que sejam mantidos os hábitos de uso de máscara de proteção respiratória, distanciamento social e higiene pessoal e de ambientes.

Leia Também

plugins premium WordPress
Verified by MonsterInsights