Policiais de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus), com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), prenderam no sábado (29) Felipe de Souza Leão, 29 anos, vulgo “Pará” ou “Surfistinha”. Ele era procurado por tráfico de drogas e associação criminosa.
De acordo com a delegada Grace Jardim, da Delegacia Interativa de Polícia de São Gabriel da Cachoeira, Felipe estava foragido desde 2023, sendo procurado pela Justiça do Estado do Pará. Ele foi para aquele município com a finalidade de estruturar as atividades de um grupo criminoso ao qual fazia parte e executar pessoas previamente marcadas por esse mesmo grupo.
“Quando soubemos que ele estava residindo na cidade, iniciamos as investigações. Contamos com o apoio da Core para capturá-lo. Foi um trabalho de inteligência que permitiu que as autoridades localizassem seu paradeiro e realizassem sua prisão com êxito. Vale destacar a importância da ação conjunta dentro da Polícia Civil para impedir a consolidação de organizações criminosas na região”, afirmou a delegada.
Segundo Grace Jardim, o trabalho investigativo foi essencial para identificar as intenções de Felipe e permitir uma ação rápida das equipes, neutralizando a ameaça e reforçando a segurança.
Felipe Leão responderá por tráfico de drogas e associação criminosa, ele foi encaminhado à unidade policial para os procedimentos cabíveis e permanece à disposição da Justiça.