Um homem identificado como Gabriel Ketzer da Silva foi preso nesta terça-feira (29), no bairro Parque 10, Zona Centro-Sul de Manaus, durante a operação Hipócrates, deflagrada por policiais do 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP). Segundo a polícia, ele usava documentos falsos e se passava por médico, atendendo principalmente crianças.
De acordo com as investigações, Gabriel afirmava ser estudante de Educação Física, mas atuava em hospitais públicos, como o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), nas especialidades de pediatria, ortopedia, clínica geral, entre outras, atendendo pacientes e emitindo receituários médicos, apesar de nunca ter cursado Medicina.
Ele conseguia plantões por meio da troca de turnos com médicos formados. Nas redes sociais, afirma ter estudado na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O falso médico também atuava no Instituto Asas da Amazônia, no Centro da cidade, onde atendia crianças carentes em ações sociais.
A prisão ocorreu na casa de um amigo. Na residência do suspeito, os policiais encontraram uma arma falsa, diversos carimbos e um distintivo falso. Em 2020, Gabriel já havia sido preso após se passar por tenente do Exército Brasileiro.
Ele também alegava praticar fisiculturismo, posava como modelo e chegou a afirmar que era veterano da guerra do Iraque, demonstrando seu histórico de mentiras para enganar as pessoas.
Gabriel deve responder por estelionato, falsidade ideológica, charlatanismo e exercício ilegal da Medicina. O falso médico foi conduzido ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP).