Uma moradora causou burburinho no bairro ao instalar uma estátua de 2 metros de Baphomet, também conhecido como Belzebu ou Saravá Exu Maioral. As imagens passaram a viralizar nas redes sociais nesta segunda-feira (20).
A residência fica no Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e pertence à mãe de santo Michelly da Cigana, que mora há sete anos no local.
“[Faz] nove anos que eu fiz o meu assentamento de Belzebu, o Maioral. [A] cada ano, ele me surpreende. É uma força espiritual que veio para somar na minha vida, na minha trajetória. Me transformou para o bem. Está chegando a obrigação dele agora na Sexta-feira Santa. [Em] novembro passado, eu tive que colocar a estátua. Para agradecer, para proteger o nosso portão, da minha casa de religião”, explica.
A imagem de uma criatura com corpo humano, asas e cabeça de bode fica virada para a rua e segundo a mãe de santo, colocou a estátua por ‘determinação divina’.
“Muito pelo contrário, eu estou muito feliz com a repercussão. Virou ponto turístico aqui na frente da minha casa. As pessoas têm a liberdade de dizer o que pensam e nós temos a liberdade de exercer a nossa fé”, diz ela ao afirmar que não se sente nenhum pouco incomodada com os comentários da vizinhança.