Dois homens foram presos na manhã desta quarta-feira (14) em Manaus sob a suspeita de integrar uma organização criminosa especializada em extorquir dinheiro de moradores por meio de falsos mandados de prisão. A ação foi conduzida por agentes do 8º Distrito Integrado de Polícia (DIP), com reforço da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM).
Segundo investigações da Polícia Civil, os suspeitos, de 39 e 45 anos, se faziam passar por agentes de segurança pública para intimidar vítimas e exigir vantagens financeiras, simulando operações policiais.
Em um dos casos, ocorrido em 15 de agosto de 2025, eles invadiram uma residência alegando cumprir uma ordem judicial, apresentando um documento forjado com o logotipo e nome do 8º DIP.
Os falsos policiais utilizavam o documento adulterado para convencer as vítimas de que estavam cumprindo um mandado de prisão legítimo, ameaçando-as caso não cooperassem com suas exigências. A farsa foi descoberta quando um dos moradores, após sofrer a abordagem, decidiu procurar uma delegacia para confirmar a veracidade da ação, constatando tratar-se de fraude.
Após a confirmação da falsificação, as equipes policiais iniciaram diligências que resultaram na identificação e localização dos dois suspeitos. Eles foram encaminhados à delegacia e colocados à disposição da Justiça.




