Publicidade

Em primeiro dia de governo, Lula garante auxílio de R$ 600 e assina decreto que reduz acesso às armas

Facebook
Twitter
WhatsApp

Em seu primeiro dia de governo, logo após tomar posse neste domingo (1º), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou Medidas Provisórias (MPS) e decretos para prorrogar a desoneração dos combustíveis no Brasil, reduzir o acesso a armas, garantir o pagamento do Bolsa Família de R$ 600 e reforçar o combate ao desmatamento; outra medida editada foi a formação do novo governo, que terá 37 ministérios.

ADVERTISEMENT

O presidente assinou decreto que “inicia o processo de reestruturação da política de controle de armas no país”. A ideia é reverter a facilitação ao acesso às armas, uma marca da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“O decreto reduz o acesso às armas e munições e suspende o registro de novas armas de uso restrito de Caçadores, Atiradores e Colecionadores (CACs). Também suspende as autorizações de novos clubes de tiro até a edição de nova regulamentação”, disse o novo governo em nota. “O decreto condiciona a autorização de porte de arma à comprovação da necessidade – atualmente, bastava uma simples declaração.”

Lula também assinou um despacho determinando a seus ministros que encaminhem proposta para retirar empresas públicas como Petrobras, os Correios e a EBC da pauta das privatizações do governo.

Cumprindo promessa de campanha, o presidente firmou despacho que determina que a CGU (Controladoria-Geral da União) reavalie em 30 dias “as decisões que impuseram sigilo indevido sobre informações da administração pública”, como os sigilos de 100 anos impostos por Bolsonaro em diversas áreas.

Leia Também

plugins premium WordPress
error: Conteúdo protegido contra cópia!