A Polícia Militar de Itacoatiara (a 265 quilômetros de Manaus) resgatou na noite deste sábado (10) cerca de 17 pessoas, entre crianças e adultos, que estavam desde o início do mês de agosto mantidas em cárcere privado dentro de uma igreja na rua José Prado, no bairro Jardim Florestal.
De acordo com a polícia, o grupo estava reunido e em constante oração porque o líder espiritual, que seria um pastor, dizia que o fim do mundo aconteceria neste Dia dos Pais e haveria o “arrebatamento”. Nas crenças evangélicas e pentecostais, acredita-se que os crentes em Jesus Cristo serão “salvos” e encontrarão Deus no céu.
Moradores denunciaram a situação após saberem que o grupo estava com vários mantimentos e comida para não saírem do local. As crianças também não podiam sair e estavam sem frequentar a escola desde o início do mês.
O local foi apedrejado por vizinhos e familiares de pessoas que estavam em cárcere. Houve ameaça de atear fogo na residência e na ocasião o líder religioso conseguiu fugir em posse de uma arma de fogo e um terçado.
As crianças e os adolescentes resgatados pela polícia foram conduzidos dentro de um ônibus escolar para o Hospital Regional José Mendes para exames. Outros preferiram fugir junto com o pastor, ainda acreditando na ideia de fim do mundo.
A ocorrência contou com a Polícia Militar, Conselho Tutelar, Secretaria de Meio Ambiente e o Fórum de Justiça de Itacoatiara. O caso deve ser investigado pela Polícia Civil de Itacoatiara.