As ações de incentivo voltadas ao fortalecimento da pesquisa científica na área jurídica e um panorama do curso de Direito foram os temas apresentados pelo reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Prof. Dr. André Zogahib, nesta quarta-feira (27/8), durante aula magna no evento “Seminários metodológicos em Direito: perspectivas plurais sobre a pesquisa jurídica”, na Escola de Direito (ED/UEA), no Centro de Manaus.
O seminário integra as atividades da disciplina Seminários Metodológicos do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Direito, ofertado pelo Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGD/UFMG), em parceria com a UEA, o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM), a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE/AM) e a Procuradoria-Geral do Estado do Amazonas (PGE/AM).
“É uma parceria que se consolida para a formação em alto nível de profissionais que vão atuar na área jurídica em todos os órgãos. É um curso importante para a nossa região e para o desenvolvimento da pesquisa científica na área do Direito, para que tenhamos sempre profissionais de alta qualidade em todos os órgãos públicos do estado do Amazonas, para prestar serviços de melhor qualidade à nossa população”, disse o reitor da UEA.
Na ocasião, Zogahib destacou que desde 2001, ano de criação do curso de Direito, mais de 1,4 mil alunos já se formaram pela universidade, tanto na capital quanto no interior do estado. Na área de formação de recursos humanos altamente qualificados, ressaltou o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito Ambiental, que já titulou 370 alunos no mestrado e, atualmente, está com edital em andamento para o curso de doutorado. A iniciativa tem contribuído para a instalação de competências técnico-científicas no estado.
“Os dados mostram que a área está em ascensão. Temos mais cursos de mestrado e doutorado no país, mais grupos de pesquisa”, disse o reitor da UEA, reforçando que no Amazonas são desenvolvidas pesquisas de alta qualidade e que o estado possui pesquisadores com grande relevância nos âmbitos nacional e internacional.
O reitor também ressaltou o incentivo à pesquisa científica. Entre as ações está o estímulo à participação de discentes em programas de iniciação científica como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Outro ponto destacado foi o grupo docente da UEA, majoritariamente composto por mestres e doutores.
Participaram da solenidade de abertura a subdefensora pública geral do estado do Amazonas, Ana Karoline dos Santos Pinto Rocha; o diretor da Escola de Direito da UEA, Prof. Dr. Alcian Pereira de Souza; o coordenador do Dinter/UEA, Prof. Dr. Jeibson dos Santos Justiano; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental, Prof.ª Dra. Gláucia Maria de Araújo Ribeiro; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMG, Prof. Dr. Marcelo Maciel Ramos; o coordenador do Dinter/UFMG, Prof. Dr. Pedro Augusto Gravatá Nicoli; a coordenadora do Dinter/UEA, Prof.ª Dra. Thaís Batista Fernandes, e o conselheiro do TCE, Prof. Dr. Luis Fabian Barbosa.
Seminários Metodológicos
O evento será realizado até o dia 29 de agosto. A iniciava tem como propósito fomentar o debate crítico e plural sobre metodologias de pesquisas aplicadas ao campo jurídico, superando perspectivas meramente formais e estimulando o diálogo entre diferentes matrizes epistemológicas.
A iniciativa contará com a presença de renomados docentes vinculados à UEA, UFMG e Universidade Federal de Goiás (UFG) que irão conduzir mesas temáticas e sessões de debate, compartilhando experiências metodológicas concretas e qualificando o desenvolvimento dos projetos de pesquisa.
O evento é voltado a discentes do Programa de Pós-graduação em Direito Ambiental da UEA e os alunos das especializações em Direito promovidas pela Escola de Direito da universidade.