Pesquisa diz que Bolsonaro avança e diminui para menos de 5 pontos de diferença para Lula

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

A diferença de pontos entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está diminuindo, segundo o Instituto Paraná Pesquisas. Para realizar o estudo, o instituto entrevistou 2.020 eleitores presencialmente nos 26 Estados e o Distrito Federal. No total, 166 municípios participaram do levantamento, que ocorreu entre os dias 28 de abril e 3 de maio de 2022.

De acordo com a pesquisa, a diferença é de menos cinco pontos. Desde fevereiro de 2022, o atual comandante do Planalto subiu quase quatro pontos percentuais no embate com Lula, enquanto o petista diminuiu as intenções de voto neste cenário em quase três por cento.

No cenário, o petista seria o principal nome para 40% dos entrevistados. Já o atual mandatário encontra-se na segunda colocação, sendo o candidato de 35,2% dos eleitores. 

Ciro Gomes (PDT), João Doria (PSDB) e André Janones (Avante) tiveram 7,4%; 3,2%; e 2,4% respectivamente. Simone Tebet (MDB), Luciano Bivar (União Brasil) e Luiz Felipe d’Avila (Novo) tiveram teriam menos de 1% dos votos. Votos brancos e nulos acumulariam um total de 7,3% e 3,5% não sabem ou não responderam.

Já no cenário espontâneo, – em que os nomes não são apresentados aos entrevistados, Jair Bolsonaro encontra-se empatado tecnicamente com o ex-presidente Lula. O chefe do Executivo federal foi lembrado por 25,2% dos eleitores, enquanto o nome do Partido dos Trabalhadores seria o candidato de 27,6% dos brasileiros. Ciro Gomes tem a preferência de 2,1% e André Janones, Sergio Moro  e João Doria obtiveram menos de 1% na pesquisa. Outros 36,1% não sabem ou não responderam e 7,5% votaria branco ou nulo.

Em um eventual cenário de segundo turno, Lula venceria Bolsonaro por 46,6% contra 38,7%. Votos brancos e nulos somariam 10,2% dos eleitores e outros 4,8% não sabem ou não responderam.

Leia Também

error: Conteúdo protegido contra cópia!