Publicidade

Deputado Federal Adail Filho empregou esposa de tr4fic4nte execut4d0 em SC

Facebook
Twitter
WhatsApp
Deputado Federal Adail Filho empregou esposa de tr4fic4nte execut4d0 em SC

Dados do Portal da Transparência revelam que o gabinete do deputado federal Adail Filho (Republicanos) manteve em seu quadro funcional, entre agosto e outubro de 2025, Emilly Gandra de Araújo, apontada como companheira de Alexandre Araújo Brandão, o “Xuruca do Japiim”, integrante do Comando Vermelho executado a tiros em Florianópolis enquanto segurava a filha de 1 ano no colo. Ela ocupou o cargo de Secretária Parlamentar (SP03), com salário de R$ 3.274,10, e foi exonerada poucos dias após a morte do criminoso.

Antes de atuar no gabinete federal, Emilly já havia trabalhado na Câmara Municipal de Manaus, no gabinete do vereador Marco Castilhos (União Brasil), de janeiro a junho de 2025. Após a exoneração, ela foi encaminhada para o gabinete de Adail Filho, que integra o mesmo grupo político ligado à família Pinheiro, de Coari.

Xuruca foi executado no bairro Campeche, zona Sul de Florianópolis, em uma ação registrada por câmeras de segurança. O atirador se aproximou da vítima e efetuou diversos disparos, fugindo em seguida em um Fiat Uno vermelho. A criança que estava no colo dele foi socorrida e encaminhada ao Hospital Infantil Joana de Gusmão, onde recebeu atendimento médico.

As investigações indicam que o crime está ligado a disputas internas do próprio Comando Vermelho, com suspeita de desvio de cargas ilícitas por parte da vítima. A apuração avançou com a Operação Orion, que resultou na prisão de três suspeitos, enquanto o apontado como mandante segue foragido. Xuruca acumulava mais de 12 processos e já havia sido condenado a 15 anos de prisão por homicídio.

ADVERTISEMENT

Leia Também

Verified by MonsterInsights