O prefeito David Almeida voltou a surpreender o manauara nesta sexta-feira (3) com uma péssima notícia, e confirmou que vai autorizar o reajuste da tarifa de ônibus em Manaus. Apesar do apelo e do protesto da população nas redes sociais, o chefe do Executivo disse que o aumento é justo.
David Almeida aproveitou a solenidade de entrega de novos ônibus para dar o recado cruel ao bolso do manauara. Hoje o usuário do sistema paga R$ 4,50. “Nós vamos ter que negociar os subsídios dos trabalhadores do transporte coletivo e é necessário, como todo o Brasil está fazendo, o aumento da tarifa do ônibus, isso é a correção que nós vamos ter que fazer. Já está no terceiro ano e nós vamos corrigir agora”, disse.
O contribuinte já paga por meio de subsidio que sai dos cofres da prefeitura R$ 4 por cada passagem. Nas redes sociais o prefeito foi imediatamente cobrado pela população, que paga caro por um sistema deficiente, com veículos velhos, constantemente quebrado e desconfortável.
“Não é possível que esse prefeito seja tão insensível. Acabou de ganhar a eleição e já enfia esse aumento nas costas do povo”, criticou um internauta. “Bem feito, votou nele, agora suporta”, disse outro.
David Almeida não anunciou para quanto vai a passagem. E também não anunciou nenhum plano para aumentar e melhorar o transporte público do manauara.
MAIS TARIFA
E AINDA VAI TIRAR FÉRIAS
David Almeida aproveitou também para dizer que vai ficar fora da cidade, curtindo férias com a esposa, Izabelle Fontenelle, por 15 dias. Sendo assim, quem comandará Manaus é o vice dele, Renato Júnior.
Recém-casado, o prefeito vai aproveitar a lua de mel, deixando o reajuste das tarifas e a volta das multas dos corujinhas como maiores novidades do seu segundo mandato, que está no começo.
“Vou tirar duas semanas de férias, 14 dias. O Renato Junior assume a partir de segunda-feira a Prefeitura de Manaus. Ele já está trabalhando, já esteve ontem no Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), na Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e já entregamos uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A gente tem reuniões durante todo o dia de hoje. Ontem, fiz reuniões até 22h da noite com os secretários, e hoje não será diferente. Vou deixar tudo arrumado para que o Renato possa continuar desenvolvendo o trabalho”, explicou David Almeida.
Renato Junior acumula atualmente a gestão da Seminf e do IMMU, e a transição temporária foi planejada para garantir a continuidade das ações em andamento. “Além de continuar à frente da Seminf e do IMMU, o Renato terá esse período para coordenar também os projetos gerais da prefeitura”, destacou Almeida.