Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelam que o Comando Vermelho conseguiu dominar os territórios que antes eram do PCC no Amazonas. A facção carioca está comandando 19 cidades do interior, e depois de expulsar o PCC do Valparaíso, já não sofre mais resistência em Manaus.
Os dados são consolidados e referentes ao ano de 2025. “O PCC vem perdendo abrangência no Amazonas, sobretudo após o CV ter tomado a última área sob o controle da facção paulista em Manaus, a Comunidade de Valparaíso, localizada no bairro de Nossa Senhora de Fátima, Zona Norte de Manaus”, diz a pesquisa.
A SSP diz em nota que ” reforça que as operações de combate ao crime organizado, tanto em Manaus quanto no interior, continuam fortalecidas, com monitoramento permanente, apoio tecnológico, capacitação de pessoal e ampliação das fronteiras de atuação, reafirmando o compromisso do Governo do Amazonas com a proteção da vida e a segurança da população”.
Além disso, facções de outros países atuam em cidades que fazem fronteira com países produtores de drogas. “Por ser um extenso estado e rota dos entorpecentes oriundos tanto da Colômbia quanto do Peru, o estado do Amazonas tem sido estratégico para que o CV garanta o controle pleno sobre as rotas do narcotráfico que atravessam esse estado, principalmente as que utilizam os rios, furos e igarapés”, diz o Fórum.
Coari ainda é a última cidade onde o PCC comanda, afirmam os dados.
A lista inclui ainda a Facção Piratas do Solimões. As facções colombianas Estado Maior Central (EMC) e Ex-Farc Acácio Medina também dominam territórios no Amazonas.
Veja a relação das cidades e as facções que comandam, de acordo com o Fórum:
Anamã – CV
Atalaia do Norte – CV
Barcelos – CV e Piratas dos Solimões
Benjamin Constant – CV
Borba – CV
Carauari – CV
Coari – PCC
Codajás – Piratas dos Solimões
Envira – CV
Guajará – CV
Iranduba – CV
Itacoatiara – CV
Itamarati – CV
Japurá – CV e Estado Maior Central (EMC)
Lábrea – CV
Manaus – CV
Maués – CV
Parintins – CV
Rio Preto da Eva – CV
Santo Antônio do Içá – CV
São Gabriel da Cachoeira – CV e Ex-Farc Acácio Medina
São Paulo da Olivença – CV
Tabatinga – CV
Tefé – CV e Piratas dos Solimões
Tonantins – CV




